Sunday, May 06, 2007

Desenvolvimento Ágil

Na última sexta e no sábado (04 e 05 maio) participei de um workshop sobre desenvolvimento Ágil, mais especificamente conheci e me convenci sobre os benefícios do extreme Programming (XP). O workshop foi ministrado (muito bem ministrado!!) pelo Vinícius Manhães ( O cara ), o objetivo do curso era apresentar os valores, princípios e práticas que compõem o Extreme Programming, mas o Vinícius conseguiu mais que isso, praticamente ele abriu nossa mente em relação a como desenvolvemos software e convenceu não somente eu mas 100% da turma que participou do workshop. Fazia muito tempo que não participava de um curso tão proveitoso. Antes de participar do workshop já havia lido alguns livros/artigos sobre XP, achava legal mas não acreditava que aquilo ali poderia funcionar na prática. O que achei fantástico foi que o Vinicius foi bombardeado de perguntas minuciosas complicadas de sair, mas de forma mágica ele não só respondia como nos evangelizava sobre o XP. Foi isso mesmo que acorreu uma evangelização :)
Agora que aprendemos na sala de aula, chega a hora de colocar em prática todos os ensinamentos, dicas e truques do XP !!
Espero postar brevemente nosso sucesso com a adoção do XP !!

Abraços,

3 comments:

Unknown said...

Rafael,

Muito obrigado pelos comentários. Fico muito feliz em saber que o curso foi proveitoso! :-) Espero que tenha sido apenas o começo e que vocês tenham muito sucesso na adoção dos valores, princípios e práticas do XP. Contem com a minha ajuda sempre que precisarem!

Unknown said...

Também participei do Workshop. Realmente muito bom. Já estamos iniciando a adoção de várias práticas do XP. Espero em breve poder adotar as práticas por completo.

Rafael Tabosa said...

Muito legal, na nossa equipe o espirito XP esta reinando :)
A onde é ser ágil e pensar simples, não importa o que seja !!!