Friday, October 13, 2006

Sun Certified Enterprise Architect: Tornar-se um Arquiteto J2EE Certificado

Sun Certified Enterprise Architect: Tornar-se um Arquiteto J2EE Certificado


Rafael Tabosa



Neste artigo:

Introdução

Ingresso para a prova

Trilha de certificações SUN

OUTROS EXAMES 3

COLETANDO MATERIAL

1º FASE DO EXAME


Objetivos:


Kickoff para quem almeja conseguir a certificação de arquiteto da Sun, dicas e o caminho das pedras visando diminuir o escopo necessário à preparação para as fases da certificação.


Aplica-se a:


Desenvolvedores com experiência na plataforma J2EE, com forte conhecimento em EJB. Arquitetos que desejam obter um comprovante da sua experiência.


Introdução


Certificações estão em alta, nota-se um movimento muito grande de profissionais de TI em busca de certificados. Os benefícios de ser um profissional certificado varia muito, dependendo em que lugar do planeta você se encontra. A SCEA (Sun Certified Enterprise Architect) classifica-se como nível avançado, segunda a Sun Microsystems. Para obter-lá além do conhecimento da plataforma J2EE, será necessário uma vivência grande no design de soluções e habilidade com a linguagem UML. O pré-requisito inicial para o bom entendimento do artigo será ter experiência no desenvolvimento de aplicações cooporativas J2EE (Servlet Container, EJB Container, JMS, etc).


Ingresso para a prova

Para submeter-se a qualquer exame da SUN é necessário o “voucher”, que é uma espécie de cédula que contem um número. Ele é o ingresso para que você possa marcar a prova nos centros autorizados da prometric. O passo inicial para a compra do voucher é ligar para os serviços educacionais Sun (0800557863), e solicitar a prova desejada, em 3 dias você receberá por email o boleto para efetuar cobrança. Após o pagamento, em 15 dias chegará em sua residência a cedulá de papel com um número. A data de expiração do voucher é cerca de 12 meses.

Trilha de certificações SUN


A Sun subdividiu em 4 níveis suas certificação: de entrada, fundação, especializadas e avançada. As provas que não necessitam pré-requisito são a SCJA (mais novo exame), e a famosa SCJP. Os exames de especialidades e avançado exige que o candidato possua a SCJP. Logo para que possamos iniciar o caminho para a prova de arquiteto, é necessário de programador certificado.

Figura 1. Certificações Java Sun Microsystems.


SCWCD e SCBCD


Falando um pouco das certificações especializadas, essas duas provas Componentes Web e Componentes de Negócio são base para a 1º fase de Arquiteto. Um bom conhecimento das tecnologias Servlet,Jsp,EJB, são pré-requisitos para a prova.

OUTROS EXAMES

A IBM também se destaca oferecendo provas de certificações na área JAVA, seu foco é o produto WebSphere, uma suíte que vai desde IDE até Servidor de aplicação. Dentre seus exames, destaco a prova IBM 484 Enterprise Connectivity with J2EE. O exame cobre todas a parte das provas da Sun SCWCD e SCBCD, e possui tópicos a mais.

COLETANDO MATERIAL

É habitual que antes de iniciar a caminha para a certificação, sempre gastamos um tempo procurando referências para o sucesso no exame, um dos objetivos do exame seria diminuir esse tempo. Separei aqui alguns referências que julgo ser o kit do sucesso.:

Book: Sun Certified Enterprise Architect for J2EE™ Technology Study Guide

Autor: Mark Cade e Simon Roberts.

Simulador: Whizlabs

Forum: Javaranch

O livro indicado cobre muito bem o escopo da prova. O autor do livro também é elaborador da prova. Outra boa referência seria os livros da série Head First, EJB, Servlet & Jsp. Ambos respectivamente materiais preparatório para SCWCD e SCBCD.

O simulado Whizlabs é também uma ferramenta que ajuda bastante para prova, aconselho que antes de submeter-se a 1º prova, você seja aprovado no simulado. A ferramenta possui um recurso interessante que é apontar o tópico onde você esta com mais dificuldade e comentar a resposta das questões, logo servindo como material de leitura, sem falar que lá você encontra notas de revisão, dicas e truques.

O JavaRanch é o forum criado por Kathy Sierra, a famosa musa da certificação : ). Ela é autora de alguns exames de certificação da Sun, e de livros preparatórios. No Fórum você irá encontrar muitos Gurus de diversas nacionalidades, um destaque para os indianos que contribuem significamente com as dúvidas dos membros. É muito importante dar uma passada e conferir os tópicos, certamente sua dúvida já existirá respondida em algum forum, a dica é usar a ferramenta de search do próprio site.

1º FASE DO EXAME

Em breve estarei publicando sobre as três provas do exame, aguarde.




No comments: